Fale Connosco

CONTACTOS

Vencedor do Concurso EUROPAN 14 Tubize – Bélgica

omtelier Humberto Pereira arquiteto vencedor do Concurso EUROPAN 14 Tubize Bélgica.

[PT]

Concurso Europan 14 “Seed Structure – The Production of happiness”, Tubize, Bélgica, 2017

Vencedor – 1º lugar

A cidade é um organismo que está intimamente ligada ao ser humano.
Partindo deste principio percebemos que para ter uma cidade produtiva temos de ter seres humanos produtivos e para estes serem produtivos precisamos de ir à nossa essência: A FELICIDADE.
A Felicidade está na base do nosso bem-estar, no entanto esta é, em muitos casos, menosprezada em detrimento de bens materiais, ambição pelo poder, ganância, egocentrismo, entre outros.
É necessário incutir às novas gerações, que a nossa essência é a felicidade e que têm que, acima de tudo, ser felizes e produzir felicidade.

Em resposta a esta afirmação e à questão colocada pelo Europan 14 (como reintroduzir a produtividade nos novos bairros urbanos?), propõe-se a criação de uma construção chamada de «semente da felicidade». Esta estrutura implantada em Tubize no sitio do projeto Europan 14, pretende criar um «organismo» dedicado ao desenvolvimento do bem-estar no ser humano contendo um programa que incindirá sobre 3 temas essenciais: LUZ, PAZ e AMOR. No interior deste organismo pretende-se igualmente desenvolver uma sala onde poderão ser apresentadas e discutidas ideias que visam o desenvolvimento da região.

Este organismo, a «semente da felicidade », pretende por sua vez ser um ponto gerador de outros núcleos chamados de « núcleos de produção ». Os núcleos de produção serão estruturas que irão conter um programa misto onde se incluem as funções de produção, aprendizagem/criatividade e venda. Pretende-se com a junção destas três atividades, otimizar, dinamizar e criar interatividade no ciclo produtivo.

No caso particular de Tubize é proposto que o primeiro núcleo de produção esteja associado à agricultura, sendo este um setor que tem vindo a diminuir na província de Brabant Wallon.

Propõe-se que este núcleo se instale nos atuais edifícios « SARSI », transferindo a industria existente nestes edifícios para a antiga zona industrial de SOCOL.

Este edifício será adaptado às exigências e irá conter ; (1) o mercado de Clabecq direcionado sobretudo para a venda de produtos agrícolas e existência de zonas de restauração, (2) uma escola agrícola, que irá incentivar os jovens a seguir pela vertente agrícola, e (3) uma fábrica de tratamento e de embalamento de frutas.

A ideia aqui apresentada propõe a reformulação destes terrains vagues, antigas zonas industriais criando novas sinergias tendo como base a produção da FELICIDADE. Acredita-se que num futuro próximo, esta «semente» possa vir a ser «plantada» noutros locais dando origem a cidades felizes.